Da redação com Edileuda Cavalcante
O Zonal de Cajazeiras, formado pelas seguintes paróquias: Sagrada Família, Catedral, N. Sra. de Fátima, São João Bosco e São José Operário em Cajazeiras; N. Sra. da Conceição em Cachoeira dos Índios; São José em São José de Piranhas; Santo Afonso em Carrapateira; São Francisco em Monte Horebe e Santo Antônio em Bonito de Santa Fé, celebrou neste último domingo, dia 30/10 o Dia Nacional da Juventude - DNJ 2011.
O evento foi sediado pela Paróquia de São José em São José de Piranhas e contou uma significativa participação dos jovens que integram estas paróquias que compõem o zonal de Cajazeiras.
O evento de comemoração do DNJ refletiu o tema: JOVENS DE FÉ, VIVEM E ANUNCIAM A PALAVRA. No dia 30/10/2011, pelas 07h30min, na quadra da Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Santa Maria Gorette foi feita acolhida de todas as paróquias participantes, que ficou na responsabilidade dos grupos de Jovens de São José de Piranhas, logo após por volta de 08h30min foi celebrado a oração da manhã, que foi conduzida pelos jovens da Paróquia São João Bosco de Cajazeiras, em seguida saindo numa bonita caminhada para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, que foi animada por Nathália e Leandro (Paróquia São José de São José de Piranhas. Quando da chegada a Escola foi oferecido um lanche aos presentes.
Por volta de 10h00min horas, Pe. Nicodemos Pereira da Silva, administrador paroquial da Paróquia São José de São José de Piranhas, fez abertura oficial do evento, acolhendo a todos, quando falou de sua alegria de acolher os padres presentes e os jovens das diversas paróquias que aqui estiveram, registrando a tristeza pela ausência da Paróquia Sagrada Família de Cajazeiras. Disse ainda da importância de sediar um evento como esse, afirmando a sua alegria por ter sido escolhida a Paróquia São José. E finalmente falou da satisfação de ter o coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude presente no evento, mesmo que por algumas horas, ressaltando ainda agora contamos com a presença do referido coordenador, em uma das paróquias de nosso zonal. Registrou ao final de sua fala a presença de quatro seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Assunção de Cajazeiras.
Em seguida fez uso da palavra o Pe. Walter Fernandes Anacleto, coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude, que afirmou está aqui como presença da coordenação Diocesana da referida pastoral. E ainda apresentou as desculpas pela ausência do Bispo Diocesano Dom José Gonzalez Alonso, quando disse aos jovens que D. José havia mandando um abraço a todos e que tinha afirmado que acolhia a todos e estava em sintonia, através das orações. Em seguida falou da sua experiência no dia do DNJ 2011, onde estava em sintonia com todos os zonais de nossa Diocese, pois já tinha passado em alguns e ainda visitaria outros, manifestando assim a alegria de ver tantos jovens reunidos no DNJ. Momento em que falou para os jovens da importância de todos aqueles que aqui estiveram, pois representavam os muitos que ficaram em suas paróquias de origem. E ao final agradeceu o empenho dos organizadores e dos participantes.
Na solenidade de abertura estavam os padres: Nicodemos Pereira da Silva, Francisco Geraldo e Walter Fernandes Anacleto. E na parte final da manhã chegou Pe. Francisco de Assis (responsável pela juventude no zonal de Cajazeiras).
As palestras tiveram inicio mais ou menos uma 10h20min, onde foi apresentado o tema do encontro: Jovens de fé, vivem e anunciam a Palavra – que ficou na responsabilidade de Edileuda Cavalcanti. Em seguida foram divididos os jovens pelas cores das pulseiras que usavam e em seguida foram encaminhados para as rodas de conversas, algumas das oficinas ficaram a cargo dos jovens que foram para Jornada Mundial da Juventude em Madrid e outras de agentes de pastoral local ou das diversas paróquias do zonal, tais como: Luiziane (Comissão Diocesana da Pastoral de Juventude), Ana Paula (Cajazeiras), Diana Cardoso (São José de Piranhas), Dra. Nara (São José de Piranhas), João Paulo (São José de Piranhas), Valeska (São José de Piranhas, Edileuda Cavalcanti (São José de Piranhas), entre outros. E ao final das rodas de conversas, os jovens fizeram apresentação para todos dos conteúdos apresentados. Já os temas trabalhados foram sobre a JMJ – Madrid e sobre o protagonismo da mulher na missão.
Após o almoço, quando os jovens retornaram ao local do evento, aconteceram momentos de animação, adoração ao Santíssimo Sacramento e finalmente saíram pelas ruas da cidade com um mini trio e muita animação da juventude, ao som musicas cristã, que ficou na responsabilidade da Paróquia Santo Antonio de Bonito de Santa Fé, em direção a Igreja Matriz São José, chegando por volta de 17:00, quando aconteceu uma bonita celebração.
Quando os jovens chegaram a Igreja Matriz, já se encontravam muitos jovens, podendo observar que matriz ficou cheia. A celebração foi presidida por Pe. José Gilberto Lisboa (Administrador Paroquial de Monte Horebe e coordenador do Zonal de Cajazeiras), e foi concelebrada pelo: Pe. Francisco de Assis (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cajazeiras e responsável pelo setor juventude no referido zonal) e Pe. Nicodemos Pereira da Silva (Administrador Paroquial da Paróquia São José de São José de Piranhas – local que sediou o evento).
Vejas as Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário